top of page
27.PNG

Bomba de Amostragem

Bomba de Amostragem

2 bomba de amostragem.PNG
51.PNG
ventus pro.PNG
1 bomba de amostragem.PNG
bomba.PNG

Por meio deste equipamento portátil é possível coletar amostras de gases e vapores, como produtos contaminantes, névoas, poeiras, além de agentes químicos ou biológicos, para avaliar se o ambiente está em condições adequadas de trabalho para os funcionários.

A bomba de amostragem de ar é um equipamento portátil que fornece vazão de ar constante até 5 L/min, além de possuir um sistema automático de controle de fluxo para ajustar e compensar instantaneamente as variações na vazão durante a coleta, com precisão de 5%. Esses equipamentos são usados em sistemas de coleta instalados no trabalhador, próximo à zona de respiração, para quantificar a exposição ocupacional aos agentes químicos.

As bombas não medem a concentração de nenhum produto químico, elas apenas forçam a passagem do ar pelo dispositivo de coleta, também conhecido como amostrador, “agarrando” e, de fato, coletando o agente. Após a coleta, o amostrador é enviado para um laboratório de higiene ocupacional, onde é feita a análise da amostra e emitido um relatório com a concentração – normalmente, expressa em unidade de massa do contaminante por volume de ar, por exemplo: mg/m3.

Calibrador Digital para bombas de amostragem

É necessário calibrar a bomba todas as vezes que se for realizar uma nova coleta; mesmo quando for feita a coleta do mesmo agente, na mesma vazão, pois essa é única forma de se ter confiança de que a vazão de operação está adequada ao método.

Essa calibração é feita pelo próprio usuário, através de um calibrador de vazão. O calibrador é um medidor de fluxo de alta precisão, que indica a vazão exata enquanto é feita a regulagem na bomba.  Mesmo para as bombas que mostram a vazão, seja digital ou por rotâmetros, é indispensável o uso do calibrador de vazão, conforme orientam os métodos de coleta e a Norma de Higiene Ocupacional NHO 07.

calibrsdor.PNG
bottom of page